Comprometidos con el Sentir de Dios

Comprometidos con el Sentir de Dios
Misiones Extranjeras. IPUC.

Artigos de Fe. Igreja Pentecostal do Nome de Jesus em África.

PREÂMBULO


Cremos que a bíblia é inspirada por Deus, a infalível Palavra de Deus. “Toda a escritura é inspirada divinamente e útil para ensinar, para redarguir, para instruir em justiça.

(II Timóteo 3.16).

A Bíblia é a única autoridade dada por Deus que o homem tem, e portanto, toda a doutrina, fé, esperança e toda a instrução para a igreja deve basear-se na bíblia e estar em harmonia com ela. Deve ser lida e estudada por todos os homens e não pode ser plenamente compreendida sem a revelação do Espírito Santo. (Lucas 24: 45).
“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça nos vossos corações, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.

NATUREZA DE DEUS
Acreditamos num só Deus vivente, Eterno, Infinito em poder, Santo em natureza, atributos e propósitos; e que tem divindade absoluta e indivisível.
A escritura sagrada afirma, assume e declara que o conhecimento de Deus é universal. (Romanos 1:19, 20, 28, 32; 2: 15). Deus é indivisível, imaterial, sem partes, sem corpo e portanto livre de toda limitação. Ele é Espírito (João 4: 24).
“O primeiro mandamento de todos é: Ouve Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor.” (Marcos 12:29); (Deuteronómio 6:4). “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.” (Efésios 4:6).

EMANUEL DEUS CONNOSCO
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós, falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez, também, o mundo” (Hebreus 1:1,2).
O Deus indivisível prometeu dar-se a conhecer e cumpriu a sua promessa mediante o corpo que ele usar para a realização de sua obra, “Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.” (Hebreus 10:20). “Pelo que, entrando no mundo diz: Sacrifício e oferta não quiseste mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram; Então disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade.” (Hebreus 10:5-7).
Cremos que Jesus é Deus: João 20:28; Romanos 9:5; I João 5:20. Cremos que Jesus Cristo é Verdadeiro Deus e verdadeiro Homem: Lucas 18:18; João 5:27; I Coríntios 15:47.
Este único Deus verdadeiro se manifestou no antigo testamento, em várias formas. No filho quando caminhou entre os homens, e como Espírito Santo depois de sua ascensão
O único Deus verdadeiro, Jeová do antigo testamento, adoptou sobre si mesmo a forma de homem e como filho do homem, nasceu da virgem Maria. Como Paulo disse: “E sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória.” (I Timóteo 3:16).
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:11). Este único Deus manifestou-se na carne, quer dizer, em seu filho Jesus Cristo: “Isto é Deus estava em Cristo, reconciliando consigo ao mundo, não lhes imputando os pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (II Coríntios 5:19).
Cremos que “ Porque nele habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade”. (Colossenses 2:9). “Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse”. Portanto, Jesus em sua humanidade era homem; na sua Divindade era e é Deus. Na sua carne era o cordeiro ou sacrifício de Deus, ele é o único mediador entre Deus e o homem. “ Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.”(I Timóteo 2:5).
Jesus por parte de seu Pai era Divino; por parte de sua mãe, humano; por isso foi conhecido como filho de Deus e também como o filho do homem, ou o Deus homem. “Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe são sujeitas, claro está que se exceptua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.” (I Coríntios 15:27) mas logo que todas as coisas estiverem sujeitas, então também o filho mesmo se sujeitará ao que o sujeitou a ele todas as coisas, para que Deus seja tudo, em todos (I Coríntios. 15:28).
“Eu sou o Alfa e Ómega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há-de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8).

O NOME
Deus utilizou diferentes títulos tais como: Eloim Deus, O Deus Todo-poderoso, Jeová, e especialmente o Senhor Jeová, o Nome redentor do Antigo Testamento.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz”. A profecia de Isaías se cumpriu quando se pôs nome ao filho de Deus. “ E dará à luz um filho, e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus connosco.” (Mateus 1:21-23). “E em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devemos ser salvos.” (Actos 4:12).

CRIAÇÃO DO HOMEM
No princípio Deus criou ao Homem inocente, puro e santo. “Este é o livro das gerações de Adão”. No dia em que criou Deus o Homem, á semelhança de Deus o fez. Macho e Fêmea os criou; e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados”. (Génesis 5: 1-2) “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez, no princípio, macho e fêmea os fez”. (Mateus 19: 4).

CAIDA DO HOMEM
Pelo pecado da desobediência, Adão e Eva, os primeiros da raça humana caíram do seu santo estado e Deus expulsou-lhes do Éden.
Então, pela desobediência do homem, o pecado entrou no mundo. “Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao Homem recto, mas eles buscaram muitas invenções” (Eclesiastes 7: 29). “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3: 23).
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim, também, a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos.” (Romanos 5: 12, 19).

A GRAÇA DE DEUS E A SALVAÇÃO DO HOMEM

(Justificação)
A graça é o favor imerecido por meio do qual Deus resgata ao homem dando-lhe habilitação para uma vida nova, passando por alto na sua paciência os pecados passados. “Sendo justificados gratuitamente, pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação, pela fé no seu sangue, para mostrar a sua justiça pela remição dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus”. (Romanos 3: 24-25) “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que renunciando á impiedade e as concupiscências mundanas, vivamos este presente século, sóbria, justa e piamente”. (Tito 2: 11-12) “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”. (São João 1: 17). O cristão tem que guardar-se na graça e o amor de Deus para conservar a sua salvação. Quando uma pessoa comete transgressão e peca contra Deus, perde o seu favor. E sim continua a pecar e não arrepende-se, finalmente se perderá e será lançado ao lago de fogo. (Estude: São João 15: 6; 2. Pedro 2: 20-21; Hebreus 6: 4-6; Judas 1: 4-25). “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus”. (Efésios 2: 8).

A FÉ
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Hebreus 11: 1.
A fé é o resultado de ouvir ou receber o evangelho da graça de Deus.
“Pelo qual, também, temos entrada, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da gloria de Deus. Porque se nos sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus, pela morte do seu filho, muito mas, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Porque se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mas, os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só Jesus Cristo”. (Romanos 5: 2, 10, 17).
Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé, entre todas as gentes, pelo seu nome”. (Romanos 2: 5).

ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO
A palavra arrependimento vem de várias palavras gregas que tem como significado mudança de olhares e propósitos, mudança de ração, mudança de mente, mudança de vida, transformação etc. “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. (Isaías 55: 7; Lucas 13: 1-5).
O arrependimento verdadeiro é a confissão, o reconhecimento e abandono dos pecados.
João Baptista pregou o arrependimento, Jesus Cristo proclamou o arrependimento, os Apóstolos pregaram o arrependimento tanto a Judeus como a Gentios. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vos seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Actos 2: 38).

BAPTISMO EM ÁGUA
A palavra baptizar quer dizer sepultar ou submergir (Romanos 6: 4-5). A maneira escriturai do baptismo é por imersão, e é só para aqueles que tenham verdadeiro arrependimento, afastando-se completamente do pecado e do amor ao mundo. Deve ser administrado por um Ministro do Evangelho devidamente autorizado pela Igreja com Licença Geral ou de Ordenação actualizada. O baptismo tem que ser em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, de acordo com a Doutrina Original e Verdadeira da Igreja Primitiva por o meio dos Santos Apóstolos (Actos dos Apóstolos 2: 38; 8:16; 10: 48; 19: 5), Obedecendo verdadeiramente Mateus 28: 19. “E em seu nome se pregasse o arrependimento e remissão dos pecados, em todas as nações começando por Jerusalém”. Lucas 24: 47).

O BAPTISMO DO ESPÍRITO SANTO
Os termos “baptizar em Espírito Santo…” e “cheios do Espírito Santo”, “o dom do Espírito Santo”, são termos usados indispensavelmente na Bíblia. São João Baptista em Mateus 3:11. Diz: “Ele vos baptizará com o Espírito Santo e com fogo. O Senhor também diz a os seus discípulos “…Vos sereis baptizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. (Actos 1: 4). Lucas disse-nos em Actos 2: 4 “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.
Fica na escritura Sagrada que todos os que recebem o dom, ou sejam cheios do Espírito Santo recebam o mesmo sinal físico inicial de falar em outras línguas, como se relata em Actos 2: 4; 10:46; 19: 6, o dom de línguas como explica-se em I Coríntios capítulos 12 e 13.
O Senhor diz por meio do profeta Joel “…Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne…” (Joel 2:28). “E recebereis o dom do Espírito Santo” (Actos 2: 38). O apóstolo Pedro explica esta maravilhosa experiência assim: “…Tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto, que vos agora vedes e ouves (Actos 2: 33) e depois diz: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (Actos 2: 39).

O NOVO NASCIMENTO
O novo nascimento é o resultado de ter sido engendrado pela palavra e ter nascido dela, e se olha na pessoa mediante o arrependimento, a conversão e a obediência ao evangelho. “Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”. (São João 3: 3). “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas passaram; eis que todo se fez novo”. (II Coríntios 5: 17) “Purificando as vossas almas na obediência á verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre”. (I Pedro 1: 22-23). “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado, porque a sua semente permanece nele, e não pode pecar, porque é nascido de Deus”. (I João 3: 9). “Porque todo o que é nascido de Deus vence ao mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (I João 5: 4).

OS DONS
Os dons são dados para capacitar os membros do corpo de Cristo, e sendo provenientes de Deus, nunca são dados para uso particular, nem para vanglória da pessoa, já que estes dons são temporalmente como manifestação do Espírito Santo para proveito, edificação da igreja e propagação do Evangelho. “Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dons de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente, a cada um, como quer”. (I Coríntios 12: 7-11). “Mas, o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza edifica a igreja.” (I Coríntios 14: 3-4).

A SANTIDADE
“E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados, em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. (I Coríntios 6: 11).
Viver piedosamente deve caracterizar a vida de todo o filho do Senhor, e devemos viver de acordo com o modelo e exemplo dado na Palavra de Deus, “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo a salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos, neste presente século, sóbria, e justa, e piamente”. (Tito 2: 11-12). “Porque para isto sois chamados; pois, também, Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; o qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente”. (I Pedro 2: 21-23). “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12: 14). “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós, também, santos, em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem parcialidade, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo de vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.” (I Pedro 1: 15-19).

SANIDADE DIVINA
O primeiro pacto que o Senhor (Jeová) fez com os filhos de Israel depois de termos tirado de Egipto, foi um pacto de saúde. O Senhor disse: “…Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e obrares o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardardes todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egipto; porque eu sou o Senhor que te sara” (Êxodo 15: 26). Em algumas traduções se lê: “Porque eu sou o Jeová teu médico”; sendo o nosso médico ou doutor temos o mais competente de todo o mundo. Nosso Senhor Jesus Cristo percorreu toda a Galileia, pregando o evangelho do reino e curando toda a enfermidade na população, (Mateus 4:23-24). “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje, e eternamente” (Hebreus 13: 8). Os sofrimentos do Senhor Jesus Cristo, pagados pela sanidade de nossos corpos, foram os mesmos pela salvação de nossas almas porque “…Pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5). “…Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.” (Mateus 8:17).
Estude também I Pedro 2:24. Pelo anterior vemos que a sanidade divina para o corpo está na expiação.
Sendo certo isto, então a sanidade divina é para todos os que crêem. Jesus disse, falando dos crentes: “…E porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (São Marcos 16:18). Mas tarde São Tiago escreveu em sua epístola a todas as igrejas: “ Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite, em nome do senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados ser-lhes-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis: A oração feita por um justo pode muito nos seus feitos.” (São Tiago 5:14-16).

A IGREJA
A igreja é o corpo de Cristo conformado pelos chamados pelo evangelho, ao redor da pessoa e obra de nosso senhor Jesus Cristo, incorporados a ela pela obediência à verdade.
“Pois, também, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (São Mateus 16:18).
Suas práticas e doutrinas estão contidas na palavra de Deus. “E sujeitou todas as coisas aos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1:22-23). “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.” (Efésios 4.4). “E ele é a cabeça do corpo da igreja, é o princípio entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Colossenses 1:18).

PARTIR DO PÃO
A comunhão dos santos é o resultado do espírito no vínculo da paz, com o propósito de chegar a unidade da fé. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração” (Actos 2:42,46). “Porventura o cálix da bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é, porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão” (I Coríntios 10:16-17). “E está é a mensagem que deles ouvimos e vos anunciamos que Deus é luz e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andamos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se andamos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho nos purifica de todo o pecado.” (I São João 1:5-7).
A noite em que foi entregue, o Senhor celebrou a Páscoa com os apóstolos, depois do qual estabeleceu o acto ou partilha de pães, “ E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; Fazei isso em memória de mim. Semelhantemente tomou o cálix, depois da ceia, dizendo: Este cálix é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” (São Lucas 22:19-20).
Paulo instruiu a igreja sobre como observa-a: “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálix do Senhor, indignamente será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálix. Porque, o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para condenação” (I Coríntios 11: 27-34). Assim foi instituído o uso do pão literal e do fruto da videira, os quais se tomam literalmente, como emblema do corpo partido e do seu sangue derramado. Há também um significado espiritual e uma bênção quando participamos dela, a qual é em memória de sua morte e constitui a confissão do que todos os que dela participamos somos um corpo.

O REINO DE DEUS
a. É o governo que ele exerce pelo o seu Espírito nos crentes. “…eis que o reino de Deus está entre vós”. (São Lucas 17: 21) “Porque o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14: 17).
b. É o estabelecimento de Jesus Cristo, filho de David, no trono de Israel, e o milénio será a manifestação gloriosa do reino de Jesus Cristo sobre toda a terra. “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”. (Isaías 11: 9). “E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado, o qual convém que o seu contenha, até os tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou, pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”. (Actos 3:20-21).
c. Os céus novos e a terra nova são a terceira e última etapa do reino de Deus, “Porque como os céus novos, e a terra nova, que hei-de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há-de estar a vossa posteridade e o vosso nome”. (Isaías 66:22). “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. (II Pedro 3: 13). “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”. (Apocalipse 21: 1).

A RESSURREIÇÃO
A ressurreição é a esperança do cristianismo. “Porque eu sei que o meu redentor vive, e que, por fim, se levantará sobre a terra. E, depois de consumida a minha pele, Ainda em minha carne verei a Deus, Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e por isso, os meus rins se consumem dentro de mim.” (Job 19:25) “Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; satisfazer-me-ei da tua semelhança quando acordar.” (Salmos 16: 15). “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” (São João 11: 25). “E que é manifesta agora, pela aparição do nosso salvador, Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho.” (II Timóteo 1: 10).
De Jesus Cristo: A ressurreição de Jesus Cristo marca a esperança do cristão. “Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo: que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção.” (Actos 2: 31). Estude também: (Actos 4: 2; I Coríntios 15: 1-20).
Dos Justos: A ressurreição dos justos é a promessa de Deus pelo meio dos patriarcas, dos profetas do Senhor, e dos apóstolos como a culminação da carreira cristã. “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” (Daniel 12: 2). “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim, também, todos serão vivificados em Cristo.” (I Coríntios 15: 22). “Mas os outros não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre este, não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (Apocalipse 20: 5-6).
Dos injustos: Deus fará ressurreição dos injustos, para trazê-los ao juízo diante do grande Trono Branco. “Portanto tem determinado um dia em que, com justiça há-de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.” (Actos 17: 31). “Não vos maravilhes disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para ressurreição da condenação.” (São João 5: 28). “Vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20: 11, 15).
O LEVANTAMENTO DA IGREJA
Cremos que está muito perto a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
“Não quero, porém, irmãos, que sejas ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim, também, aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: Que nós, os que ficarmos vivos, para a vinda do Senhor, não precederemos aos que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morrem em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (I Tessalonicenses 4: 13-17).
“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto, que é corruptível, se revista de incorruptibilidade, que isto, que é mortal, se revista de imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde esta ó morte o teu aguilhão? Onde esta ó inferno a tua vitória? Ora o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas, graças a Deus, que nos dá a vitória, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Coríntios 15: 51-57). “Mas a nossa cidade está nos céus, de donde também esperamos o salvador, o nosso Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar, também, a si todas as coisas.” (Filipenses 3: 20-21).
Este grande acontecimento efectuar-se-á antes da grande tribulação. “Vai, pois, povo meu, entra no teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti: esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Porque, eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais aqueles que foram mortos.” (Isaías 26: 20-21) “Logo, muito mais agora, sendo justificado pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Romanos 5: 9). “E esperar dos céus o seu filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (I Tessalonicenses 1: 10). “Como guardaste da palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há-de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Apocalipse 3: 10).

A GRANDE TRIBULAÇÃO
É a ira de Deus contra este mundo pecador, e neste tempo Deus voltará a Israel para levantar-lhes. “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação, até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.” (Daniel 12: 1). “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve, desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há-de haver. E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.” (Mateus 24: 21:22). “E a vós, que sois atribulados, descanso connosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder. Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus, e dos que não obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder”. (II Tessalonicenses 1:7-9) “E destes profetizou, também, Henoch, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor, com milhares dos seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar, de entre eles, todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.” (Judas 14-15).

SEGUNDA VINDA DO SENHOR
Jesus vem por segunda vez em pessoa, tal como se foi. Está claramente exposto por o mesmo Senhor Jesus, e foi pregado e ensinado na igreja primitiva pelos Apóstolos. “Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mateus 24: 30). “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões, vestidos de branco. Os quais lhes disseram: varões galileus, porque estais olhando para o céu? Esse Jesus, que de entre vós foi recebido em cima, no céu, há-de vir, assim, como para o céu o vistes ir”. (Actos 1: 10-11). “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda”. (II Tessalonicenses 2: 8). “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Ámen.” (Apocalipse 1: 7).

O MILÉNIO
O milénio é o período da restauração de todas as coisas de que falam os profetas e os apóstolos. “Visão que teve Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém: E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se exaltará por cima dos outeiros: E concorrerão a ele todas as nações, e virão muitos povos, e dirão: vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacob, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. E ele exercerá o seu juízo sobre as gentes, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões, e a suas lanças em foices: não levantará nação contra nação nem aprenderão mais a guerrear.” (Isaías 2: 1-4). Estude: Isaías 11:1- 10; Actos 3: 20- 22; Romanos 8: 19- 22. Entendemos que embora que as Escrituras Sagradas ensinam a restituição de tudo, não encontramos donde fale que o diabo, os seus anjos e todos os pecadores, tem parte de aquela restituição. “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e, de dia e de noite serão atormentados, para todo o sempre.” (Apocalipse 20: 10).

O JUÍZO FINAL
No juízo final participarão todos os homens que morreram sem Cristo, e os que estão sobre a terra em o tempo de purificação. Este juízo se efectuará no final do milénio, e também se conhece com o nome de juízo do Grande Trono Branco. A igreja não será julgada pois ela mesma estará no juízo que Deus tem preparado. “Não sabeis vós que os santos hão-de julgar ao mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, por ventura, indigno de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” (I Coríntios 6: 2- 3). “No dia em que Deus há-de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” (Romanos 2: 16).

CORPO MINISTERIAL
O ministério é um chamamento de Deus, e ele confirmará a cada ministro a faculdade de servir a igreja em diferentes capacidades e com distintos dons, cujas manifestações são todas para edificação do corpo de Jesus Cristo. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4: 11-12). Estude: Romanos 12: 6-8; I Coríntios 12: 5-11). Embora o chamamento ao ministério é de origem divina, a palavra de Deus tem suficiente ensinas sobre os requisitos que tem que ter os candidatos a servir no ministério, e que corresponde aos anciãos da igreja examinar aos candidatos ao ministério, e determinar quando são dignos de aprovação. Estude: I Timóteo 3:10; 4: 14; 5: 17).

O MATRIMÓNIO
O matrimónio é um estado santo que foi estabelecido desde o princípio por Deus, e é honroso em todos. (Génesis 2:21- 24; Mateus 19: 15; Hebreus 13: 4). Os matrimónios tem que verificar-se segundo as leis do país, e logo solenizar-se na igreja. Aqueles que a sua união matrimonial não se encontra legalizado e queiram receber o santo baptismo, devem cumprir primeiramente com os requisitos das leis civis.
Cremos que o matrimónio é uma união que deve perdurar até que um dos dois cônjuges morra. Se morre um deles, aquele que fica vivo ficará livre para casar-se de novo, e não peca se faz no Senhor. (Romanos 7: 1- 3; I Coríntios 7: 39).

DIVÓRCIO: Isto é possível só quando as causas estão de acordo ao estipulado na palavra de Deus. (Mateus 19: 9). Ensina que só a parte inocente é que pode fazer uso deste acto.
Nenhum ministro deverá efectuar o casamento de um membro da igreja com uma pessoa não convertida ao Senhor. (2 Coríntios 6: 14).

PLANO FINANCEIRO DE DEUS
O dízimo é o plano financeiro de Deus para prover para a sua obra, e existe desde os dias de Abraão. O dízimo vem desde Abraão por fé.
A lei de Moisés o ordena, Israel o praticou quando estava bem com Deus; Foi aprovado por Jesus em (Mateus 23: 23). Não devemos furtar a Deus a sua porção, ou seus Dízimos e ofertas. (Hebreus 7: 2; Malaquias 3).
O ESTADO E A IGREJA
Estamos de acordo com a separação do Estado e a Igreja, e que ambos dois não intervenham nos seus assuntos íntimos, pois assim damos cumprimento ao estipulado pela palavra de Deus: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. (São Marcos 12: 17). Os cristãos podem ter participação nas actividades cívicas de acordo com as suas capacidades e inclinações políticas, mas sempre reflectindo as suas ideias pessoais e não as da Igreja, que sempre é neutral e tem capacidade para todos os homens.
Também, todos os cristãos devem obedecer as autoridades civis e há todas as leis e disposições que delas venham, sempre e quando não contradiga o seus princípios religiosos ou os obriguem a fazer coisas em contra de a sua consciência. (Romanos 13: 1- 7).

SOCIEDADES SECRETAS
De acordo com a palavra de Deus, acreditamos firmemente e nossa opinião é: O povo de Deus não deve ter conexão com nada que tenha que ver com sociedades secretas ou qualquer outra organização ou corpo similar.









3 comentarios:

  1. Dios les bendiga y prospere su ministerio.

    deseo conocer un pais fronterizo a ustedes que tambien tiene necesidad del evangelio zimbawe pais empobrecido hermanos si tienen proyeccion hacia el ustedes.
    con 500 dolares mensual se puede autosostener economicamente 4 personas en el pais de zimbawe que idioma manejan solo se el español dispuesto a predicar el evangelio y ganar muchas almas para la gloria se Dios.

    Dios les bendiga su hermano en cristo.

    ResponderEliminar
  2. Pastor em nome de jesus ore pra jesus curar meu sangue e minha circulação sanguínea,corrente sanguina,pressão sanguina.pressão arterial,coraçao,rins,figado,baçp,pancreas
    ore prá jesus realizar uma grande operaçao de milagre urgente eu estou precisando de suas oraçoes urgente ore por minha saude fisica prá jesus me curar urgente e restituir a minha saúde do meu corpo e dos meus orgãos internos:pulmoes,coração,plêura,basso,figado,pancreas,olhos,sangue,apendice,coluna,vesicula,estomago,intesino,estomago,cerebro, bexiga,ureta,sistema nervoso,circulação sanguina e todos meus orgãos em nome de jesus que o senhor jesus faça uma operação de milagres urgente em minha vida,eu preciso de um grande milagre ma minha vida financeira e material ore por esta causa do inss:015488/0286201550 ore por ismael Paulo mendes cunha, ore po:francisca geusilene costa mendes cunha,raquel mendes cunha,fr.juliene mendes silva,isac efron silva da costa,que o senhor venha fazer maravilhas no mnosso meio amém senhor cura-me socorro-me ugente em nome de jesus meu nome:jose rocha da cunha junior/ celular:88-97249795

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Irmão já fique em oração, e você e sua família acredite em o Nome de Jesus, ele vá fazer um milagre em todas suas doenças , acredite de verdade. Deus abençoe muito

      Isaìas 53:4-5

      Eliminar